Estudantes do ensino médio de escolas públicas do Ceará que ainda não confirmaram a matrícula no programa Encceja 2025, do Ministério da Educação, ou que têm interesse em realizar a inscrição tem até o dia 31 de julho para se candidatar às vagas que sobraram. O programa possui 4.606 oportunidades em cursos técnicos em quase 70 cidades do Estado.
Para se matricular, os interessados devem comparecer à Secretaria Estadual de Educação para receberem informações sobre cronograma e orientações de acordo com cada município. Para o preenchimento das vagas, não tem taxa de inscrição nem prova de seleção. O curso sempre acontece no contra turno das aulas do ensino médio, para que os alunos tenham os dois diplomas ao concluir os estudos e, assim, já ser apto a entrar no mercado de trabalho.
Dentre os cursos disponíveis estão técnicos em eletrônica, eletrotécnica, logística, mecânica, mecatrônica, redes de computadores, segurança do trabalho, cooperativismo, informática, meio ambiente, análises químicas e química. Para ver a lista completa dos cursos, basta visitar o link da página do programa.
As aulas terão início do segundo semestre deste ano e, caso seja em uma escola diferente da qual o estudante cursa o ensino médio, será oferecido o Novotec 2025 para ajudar a arcar com as despesas de alimentação e de transporte. Alguns cursos também são de Ensino à Distância (EaD).