Rio de Janeiro: Onde encontrar o posto da Previdência próximo ao Maracanã

Para quem não sabe, o INSS nada mais é que o Instituto Nacional de Seguro Social, e é um membro do governo que é de suma importância para todos, pois ele é responsável pelo pagamento de pensão por morte, além de aceitar ou recusar todos os pedidos de aposentadoria e auxilio doença ou acidente. Enfim, o INSS é o órgão do governo responsável por permitir benefícios para todos os Brasileiros. Neste artigo vamos informar os endereços da Previdência no Rio de Janeiro, especialmente perto do estádio do Maracanã.

Antes de saber o endereço do INSS no RJ, é importante você saber quem é contribuinte do INSS. Por padrão, são contribuintes: Empregados que trabalham para empresas e profissionais liberais, além de autônomos e profissionais que não tem renda fica mas desejam contribuir assim mesmo.

Existem vários tipos de benefícios que o INSS concede, como por exemplo Aposentadoria por tempo, invalidez ou por doença. Você pode ter mais informações sobre todos os benefícios disponíveis no site oficial do INSS que vamos informar no final deste artigo.

Postos do INSS próximos ao Maracanã

Se está no RJ e precisa ir no INSS, abaixo nos temos a lista completa de postos do INSS no Rio de Janeiro. Basta você escolher o posto que está mais próximo de sua casa:

  • Avenida Presidente Vargas, 1997, Cid Nova Rio de Janeiro – RJ – Telefone: 20210030
  • Avenida Meriti, 2661, Vila da Penha – Rio de Janeiro – RJ Telefone: 21211007
  • Rua Raimundo Corrêa, 20, Copacabana – Rio de Janeiro – RJ – Telefone: 22040040
  • Rua Pedro Lessa, 36, Centro – Rio de Janeiro – RJ – Telefone: 20030030
  • Avenida Almirante Barroso, 54, Centro – Rio de Janeiro – RJ – Telefone: 20031000
  • Rua Engenheiro Trindade, 429, Campo Grande – Rio de Janeiro – RJ
  • Rua Dr.Borman, 06 Sala 1001, Centro – Niterói – RJ – Telefone: 24020320
  • Rua Manuela Barbosa, 19, Méier – Rio de Janeiro – RJ – Telefone: 20735110
  • Avenida Presidente Antônio Carlos, 607, Centro – Rio de Janeiro – RJ
  • Telefone: 20020010 – Rio de Janeiro – RJ – Telefone: 20031141
  • Rua Barão, 207, Praça Seca – Rio de Janeiro – RJ – Telefone: 21321620
  • Avenida Nilo Peçanha, 50, Centro – Rio de Janeiro – RJ – Telefone: 20020906
  • Rua Senador Francisco Xavier, 324, Maracanã – Rio de Janeiro – RJ – Telefone: 20550013
  • Rua Jardim Botânico, 501, Jd Botânico – Rio de Janeiro – RJ – Telefone: 22470050
  • Rua Padre André Moreira, 31, Méier – Rio de Janeiro – RJ – Telefone: 20780030
  • Avenida Graça Aranha, 342, Centro – Rio de Janeiro – RJ – Telefone: 20030001

Para completar o post, logo abaixo você tem o endereço do site do INSS. Lá você pode obter mais informações sobre tudo relacionado ao INSS.

Cadastrar senha cartão cidadão pela internet

Cadastrar senha cartão cidadão pela internet – O cartão cidadão é algo muito importante para quem deseja consultar suas informações referentes à benefícios como PIS, FGTS, Seguro desemprego e muitos outros benefícios que estão disponíveis. Confira todas as informações lendo todo o artigo.

Esse cartão é emitido pela Caixa Econômica Federal, e está disponível para pessoas que recebem diversos tipos de benefícios, com ele, é possível fazer várias consultas online, porém, é necessário Cadastrar senha cartão cidadão pela internet para poder se conectar ao sistema do governo e saber todas as informações necessárias e atualizadas.

Como usar o cartão cidadão?

O cartão cidadão é destinado para a maioria dos benefícios concedidos pelo Governo em programas sociais.

  • FGTS – Saldo, extrato e saque
  • Sacar PIS – Abono salarial
  • Saldo e saque de programas sociais como o Bolsa Família
  • Fazer consultas acerca do seguro desemprego

Como fazer o cartão cidadão?

Para fazer o cartão cidadão é muito simples. Basta o cliente prosseguir até uma agência Caixa PIS 2025 ou até mesmo ligar para o canal de atendimento para o cidadão, disponível no número: 0800 726 0207.

No momento de realizar o cadastro, serão exigidos alguns documentos, sendo que é estritamente necessário estar portando um dos listados abaixo:

  • Carteira de Identidade ;
  • Carteira Nacional de Habilitação – CNH;
  • Carteira Funcional;
  • Carteira Trabalho Previdência Social – CTPS;
  • Identidade Militar;
  • Carteira de Identidade de Estrangeiros;
  • Passaporte;

Após a confirmação do cadastro o cartão será emitido e entregue para o cliente, que poderá imediatamente estar fazendo todas as consultas necessárias sobre os seus benefícios sociais.

Cadastrar senha cartão cidadão pela internet

No momento de fazer o cartão cidadão será necessário criar uma senha, que é justamente aquela utilizada para os caixas eletrônicos e demais operações. Para fazer consultas pela internet, será necessário Cadastrar senha cartão cidadão pela internet, que será utilizada apenas para suas consultas online.

Através do site da Caixa, você acessou a página de login, em que também é possível fazer todos os cadastros. Tenha em mãos o número do NIS, que é o principal preenchimento necessário.

Após preencher o número do NIS no formulário, selecione a opção Cadastrar Senha, sendo que também, em caso de esquecimento, a opção escolhida pode ser trocar senha.

Na página específica para Cadastrar senha cartão cidadão pela internet, será necessário o preenchimento também daquela senha padrão cadastrada na Caixa (a senha que é usada nos terminais eletrônicos). Após isso, confirme duas vezes sua senha de acesso online, sendo que por questão de segurança deverá ser escolhida uma combinação diferente da senha do cartão que foi cadastrada na Caixa Econômica.

Após isso basta apenas preencher os campos de segurança e clicar em avançar. Retornando para a página de login já é possível acessar sua página exclusiva no sistema online da Caixa Econômica Federal.

Qualquer dúvida ou problema durante o cadastro pode ser resolvida através do canal oficial de contato, em que o cidadão poderá fazer suas consultas gratuitamente. Ligue para: 0800 726 0207.

Vagas de cursos técnicos para escolas públicas do Ceará

Estudantes do ensino médio de escolas públicas do Ceará que ainda não confirmaram a matrícula no programa Encceja 2025, do Ministério da Educação, ou que têm interesse em realizar a inscrição tem até o dia 31 de julho para se candidatar às vagas que sobraram. O programa possui 4.606 oportunidades em cursos técnicos em quase 70 cidades do Estado.

Para se matricular, os interessados devem comparecer à Secretaria Estadual de Educação para receberem informações sobre cronograma e orientações de acordo com cada município. Para o preenchimento das vagas, não tem taxa de inscrição nem prova de seleção. O curso sempre acontece no contra turno das aulas do ensino médio, para que os alunos tenham os dois diplomas ao concluir os estudos e, assim, já ser apto a entrar no mercado de trabalho.

Dentre os cursos disponíveis estão técnicos em eletrônica, eletrotécnica, logística, mecânica, mecatrônica, redes de computadores, segurança do trabalho, cooperativismo, informática, meio ambiente, análises químicas e química. Para ver a lista completa dos cursos, basta visitar o link da página do programa.

As aulas terão início do segundo semestre deste ano e, caso seja em uma escola diferente da qual o estudante cursa o ensino médio, será oferecido o Novotec 2025 para ajudar a arcar com as despesas de alimentação e de transporte. Alguns cursos também são de Ensino à Distância (EaD).

Curso Técnico em Curitiba e Região

Em cada uma das unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial “Senac” o objetivo é o mesmo: disponibilizar cursos que possam acrescentar conhecimento e formação social para a população onde a instituição está inserida.

Consequentemente o Senac contribui para o âmbito econômico não apenas da região onde se encontra, mas do país como um todo, visto que a instituição se faz presente em todos os estados e capitais brasileiras. Se você é do Paraná, conheça a unidade do Senac Curitiba e veja como se inscrever para os cursos disponíveis.

O Senac Curitiba é a unidade regional do Senac Paraná. Criada em 1947 a instituição atende não somente a cidade de Curitiba, mas as demandas das cidades vizinhas, principalmente das localizadas na região metropolitana da capital.

Desde a sua fundação, o Senac Curitiba 2025 se atenta às necessidades do setor de comércio de bens, serviços e turismo. E para isso, dispõe no mercado de cursos em diversos segmentos de atuação.

SENAC Curitiba

Além de atender toda a população através dos cursos Senac Curitiba também dispõe de um plano estratégico diferenciado que atende as necessidades de demanda de cada empresa, instaladas em diferentes áreas de atuação.

Para isso, inicialmente é elaborado um diagnóstico sobre a situação atual da empresa, os resultados que a mesma visa alcançar, e daí apresenta-se quais as estratégicas que podem ser realizadas.

Cursos Curitiba

Os cursos Senac Curitiba são divididos nas seguintes modalidades de ensino: Livres, Aprendizagem, Técnicos e Educação à Distância (EaD). Ambos podem ser realizados de forma presencial ou online, dependo da área de atuação.

Os cursos oferecidos pela unidade estão distribuídos nas seguintes áreas;

  • Artes;
  • Beleza;
  • Comércio;
  • Comunicação;
  • Conservação e Zeladoria;
  • Design;
  • Educacional;
  • Gastronomia;
  • Gestão;
  • Idiomas;
  • Informática;
  • Meio Ambiente;
  • Moda;
  • Saúde;
  • Segurança;
  • Turismo;

Em todas as áreas citadas acima há cursos gratuitos ou são disponibilizadas bolsas de ensino de 50% e podem chegar a 100%. Os cursos gratuitos Senac Curitiba 2025 estão divididos nos programas Pronatec, Programa Senac de Gratuidade – PR, Programa de Aprendizagem. Os programas visam atendem o perfil de cada um dos interessados.

Inscrição de Cursos

Para realizar a sua inscrição Senac Curitiba o interessado poderá procurar a unidade da instituição espalhadas pelo estado. Mas, é preciso ficar atento quanto às exigências de documentações, de acordo com o curso e a área de interesse.

No básico, o aluno deverá ter em mãos o Comprovante de Endereço, Comprovante de Escolaridade, RG, CPF, Título de Eleitor, Reservista, Documentação dos Pais (para menores de 18 anos), dentre outros.

Para realizar as inscrições Senac Curitiba 2025 ou conhece-los com mais especificações, o interessado deverá realizar um cadastro no site a seguir:

www.pr.senac.br.

Inicialmente será necessário informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e uma senha de acesso. Após feito isso, clique em FAZER CADASTRO.

Para se cadastrar no Senac Curitiba será necessário ainda preencher um formulário com os seguintes dados: Primeiro Nome, Sobrenome, Data de Nascimento e o Primeiro Nome da Mãe.

Em seguida, uma nova página se abrirá onde o aluno deverá informar:

  • Tipo de Documento;
  • Número do Documento;
  • Órgão Emissor;
  • Estado Emissor;
  • CEP;
  • Endereço Completo;
  • Número;
  • Complemento;
  • Bairro;
  • Cidade;
  • Estado;
  • DDD;
  • Telefone Residencial;
  • Telefone Comercial;
  • Telefone Celular.

Após acrescentar os dados o interessado receberá, via e-mail, um formulário com os dados para poder acessar o site do Senac Curitiba 2025 e escolher o curso desejado.

Endereço e Telefone Senac Curitiba

Todas as informações do Senac Curitiba poderão ser acessadas pelo site disponível acima. A unidade está localizada na Rua André de Barros, número 750, no Centro de Curitiba, capital do Estado. O telefone para contato é o (41) 3219 – 4700 ou o (41) 3219 – 4715.

Agora que você já sabe todas as informações sobre os cursos gratuitos Senac Curitiba 2025, realize já sua inscrição e garanta sua vaga. Não perca tempo, se possuir alguma dúvida deixe um comentário logo abaixo. Boa sorte!

Inscrições do ENCCEJA

As inscrições para o ENCCEJA 2024 já estão abertas! Se você deseja obter o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio, essa é a sua chance.

O ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) é uma grande oportunidade para aqueles que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade adequada.

Neste artigo, vamos te mostrar como fazer a inscrição no ENCCEJA 2024 e lhe fornecer informações importantes sobre o processo.

Quem pode se inscrever no ENCCEJA?

O ENCCEJA é destinado a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade adequada. Para se inscrever no ENCCEJA 2024, é necessário cumprir os seguintes requisitos:

  • Ensino Fundamental: ter no mínimo 15 anos completos até a data da prova;
  • Ensino Médio: ter no mínimo 18 anos completos até a data da prova.

Além disso, para obter o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio, o candidato precisa obter a nota mínima exigida em todas as áreas de conhecimento avaliadas no exame.

Como fazer a inscrição no ENCCEJA 2024?

Para realizar a inscrição do ENCCEJA 2024, siga o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o site oficial do programa;
  2. Clique na opção “Inscrição” e preencha o formulário com seus dados pessoais;
  3. Selecione a opção “Ensino Fundamental” ou “Ensino Médio”, de acordo com a sua escolaridade;
  4. Escolha a cidade onde deseja realizar a prova;
  5. Indique se necessita de atendimento especializado ou específico;
  6. Confira todas as informações fornecidas e clique em “Enviar”.

Após concluir sua inscrição, você receberá um número de inscrição que deverá ser guardado para futuras consultas. É importante ressaltar que a inscrição é gratuita e não é necessário apresentar nenhum documento no momento da inscrição, apenas no dia da prova.

Como consultar o resultado do ENCCEJA?

A divulgação dos resultados do ENCCEJA 2024 acontecerá no site oficial do exame. Para consultar o seu resultado, siga as instruções abaixo:

  1. Acesse o site do programa (já mencionado anteriormente);
  2. Clique na opção “Consultar Resultado”;
  3. Informe o número de inscrição e a senha cadastrada durante a inscrição;
  4. Visualize o seu resultado e imprima o comprovante de aprovação, caso seja aprovado.

É importante ressaltar que o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio será emitido pelas secretarias estaduais de educação, mediante solicitação do candidato aprovado.

Leia Também:

Fique atento aos prazos!

As inscrições para o ENCCEJA 2024 estão abertas e é importante ficar atento aos prazos estabelecidos pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O período de inscrição é limitado, portanto, não deixe para a última hora.

Garanta já a sua inscrição e não perca a oportunidade de obter o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio. O ENCCEJA é uma excelente alternativa para quem deseja retomar os estudos e melhorar suas chances no mercado de trabalho.

Lembre-se: o ENCCEJA pode ser a chave para abrir as portas de novas oportunidades. Não deixe essa chance passar!

Quem não fez Enem pode fazer o Sisu?

Ao longo dos anos, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) tem se tornado uma opção cada vez mais popular para os estudantes que desejam ingressar no ensino superior. No entanto, muitos ainda têm dúvidas sobre os requisitos necessários para participar do processo seletivo. Uma das perguntas mais frequentes é: quem não fez Enem pode fazer o Sisu?

O que é o Sisu?

Antes de responder a essa pergunta, é importante entender o que é o Sisu. O Sisu é um sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC) que permite que estudantes se candidatem a vagas em instituições públicas de ensino superior do Brasil com base em sua nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Sisu é utilizado por diversas universidades e institutos federais, sendo uma forma democrática e transparente de ingresso no ensino superior.

Requisitos para participar do Sisu

Para participar do processo seletivo do Sisu, é necessário atender a alguns requisitos básicos, como ter realizado o último Enem e não ter zerado a redação. Portanto, a resposta para a pergunta inicial é: não, quem não fez o Enem não pode fazer o Sisu. O Enem é a principal forma de avaliação utilizada pelo Sisu, sendo essencial para a seleção dos candidatos.

Além disso, é importante ressaltar que apenas estudantes que concluíram o ensino médio podem participar do processo seletivo do Sisu. Portanto, se você ainda está cursando o ensino médio, é necessário aguardar até a conclusão para poder se inscrever no Sisu.

Alternativas para quem não fez o Enem

Para aqueles que não fizeram o Enem, existem outras opções de ingresso no ensino superior, como os vestibulares tradicionais e os programas de ingresso direto oferecidos por algumas instituições de ensino. Cada universidade ou instituto federal possui seus próprios processos seletivos, por isso é importante pesquisar e ficar atento aos prazos e requisitos de cada uma delas.

Outra alternativa interessante é o ingresso em cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). O Sisutec é uma plataforma que oferece vagas em cursos técnicos gratuitos em instituições públicas de ensino. Para participar do Sisutec, não é necessário ter realizado o Enem, tornando-se uma opção viável para aqueles que não fizeram o exame.

Como fazer a inscrição SISU 2024?

Para aqueles que realizaram o Enem e desejam saber como fazer a inscrição SISU 2024, o processo é bastante simples. Veja abaixo o passo a passo:

  • Acesse o site oficial do Sisu;
  • Faça o login utilizando seu número de inscrição do Enem e a senha cadastrada;
  • Escolha até duas opções de curso, em ordem de preferência;
  • Verifique a nota de corte de cada curso e instituição;
  • Confirme a sua inscrição;
  • Acompanhe as chamadas e resultados.

Vale ressaltar que o Sisu possui duas edições anuais, uma no primeiro semestre e outra no segundo semestre. É importante ficar atento aos prazos de inscrição e acompanhar as atualizações no site oficial do Sisu.

O Sisu é uma excelente oportunidade para os estudantes que desejam ingressar no ensino superior. No entanto, é importante ressaltar que para participar do processo seletivo é necessário ter realizado o Enem. Para aqueles que não fizeram o exame, existem outras alternativas de ingresso no ensino superior, como os vestibulares tradicionais e o Sisutec. Portanto, é fundamental estar bem informado sobre as opções disponíveis e buscar a melhor forma de garantir uma vaga na instituição desejada.

Pagar Impostos de Veículos não é mais responsabilidade do antigo dono

Ainda estamos no primeiro semestre de 2018, mas os gaúchos que pretendem pagar mais barato no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA 2024 devem ficar atentos.

Isso por que é possível obter descontos no valor total do imposto com a participação no programa Nota Fiscal Gaúcha. É muito fácil participar do programa Nota Fiscal Gaúcha e obter desconto no IPVA 2024 no Rio Grande do Sul. Basta acessar o site oficial do programa, disponível no endereço eletrônico, e fazer o seu cadastro.

Após o cadastro, pesquise no site da Nota Fiscal Gaúcha os estabelecimentos que participam do Programa e solicite a inclusão do número do seu CPF no documento fiscal a cada compra efetuada. É necessário possuir pelo menos 100 (cem) notas fiscais em seu extrato de compras até o dia 31 de outubro de 2019 para receber, automaticamente, desconto de 5% no IPVA de 2024.

A Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul explica que este desconto é acrescido aos demais descontos concedidos, como do desconto da “Antecipação” (até 3%) e do “Bom Motorista”(até 15%).

Os cidadãos gaúchos podem consultar o extrato de compras no menu “Minhas Notas”, após efetuar login no site do Programa NFG. Serão computadas as compras realizadas a partir de 01 de novembro de 2013.

Se você não possui um veículo também poderá se beneficiar participando do Nota Fiscal Gaúcha. Quem não é proprietário de automóvel e for cadastrado no programa poderá participar automaticamente de um sorteio extra, exclusivo para aqueles que não possuem um automóvel.

O critério utilizado para participar deste sorteio é o mesmo para o desconto de 5% no IPVA RS 2024: o cidadão precisará possuir 100 notas fiscais cadastradas em seu CPF entre os dias 01 de novembro de 2013 e 31 de outubro de 2018.

Prêmios: serão distribuídos cinco prêmios de R$ 20 mil e 18 mil prêmios de R$ 50,00. Quem possuir veículo também poderá participar deste sorteio, desde que abra mão do desconto de 5% no IPVA 2024. Esta opção pode ser feita no site oficial do programa.

Acesse já o site do Nota Fiscal Gaúcha, confira os estabelecimentos participantes e comece a juntas suas notas para pagar mais barato no IPVA RS 2024.

Veja aqui como tirar sua CNH RN

CNH RN – No ano de 1977 o Detran Rio Grande do Norte começou a desempenhar serviços e atribuições de acordo com as Leis e Regulamentos Federais de Trânsito, cumprindo assim, as determinações do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) e do Conselho Estadual e Trânsito (CETRAN). Com isso o órgão passou a ser responsável pela administração da frota de veículos no estado do Rio Grande do Norte, incluindo os registros, emplacamentos e verificação de itens obrigatórios de segurança.

A Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte também controla a formação de carteiras de habilitação e monitora os motoristas que circulam pelas ruas de seus municípios. Continue a leitura do artigo abaixo para entender ainda mais informações a respeito da CNH Social 2024 (Carteira Nacional de Habilitação).

Alguns estados oferecem a CNH Social, que não é o caso do Rio Grande do Norte. Esse é um programa do Governo Federal que dá gratuitamente o documento as pessoas que não tem condições de paga-lo. O programa é disponibilizado atualmente nos seguintes estados: PE, PB, AM, ES, MG, RS e MA.

A CNH Popular já existe desde 2001, e auxilia pessoas de baixa renda a terem acesso a carteira nacional de habilitação. Isso facilita muito, pois atualmente, muitos empregos solicitam que o funcionário tenha uma CNH.

CNH RN Provisória

A Carteira Nacional de Habilitação provisória, conhecida mais popularmente por Carteira de motorista é o documento oficial que atesta que o cidadão está apto para conduzir veículos automotores de vias terrestres, portanto é indispensável que o motorista tenha ela em mãos quando estiverem no valente. Portanto, você que é do estado do Rio Grande do Sul e deseja tirar a sua CNH Social RS, deverá ficar atento aos critérios citados abaixo para ver se atende ao que é solicitado para obter o documento. Acompanhe:

  • Saber ler e escrever;
  • Ter 18 anos completos;
  • Possuir CPF (Cadastro de Pessoa Física) e carteira de identidade.

Caso você esteja enquadrado nos critérios apresentados logo acima, você poderá tirar a sua Carteira Nacional de Habilitação Provisória, para isto, basta que você seja aprovado em todos os processos teóricos e práticos realizados pelo www.detran.rn.gov.br. Esta carteira possui uma validade de apenas um ano, e todo esse período ainda servirá como um teste para ver se você está realmente apto para dirigir.

Acesse: www.detran.rn.gov.br.

Vale lembrar que durante esta fase de teste você não poderá se envolver em nenhum tipo de acidente e caso isto ocorra, o motorista perderá a sua carteira de habilitação provisória e terá que refazer todo o processo para tirá-la novamente.

Como tirar a sua CNH Digital

Muitos cidadãos ficam bastante ansiosos até chegar o grande dia de tirar a sua CNH Digital, principalmente aqueles que sempre sonharam em dirigir o seu veículo próprio, porém vale ressaltar que mesmo com a com a carteira de motorista em mãos, as pessoas habilitadas deverão ficar atentas e não cometerem nenhum tipo de infração consideradas graves ou gravíssimas, pois assim são evitadas multas ou até mesmo as chances de ir preso.

A CNH Digital 2024 conta com dados como fotografia, números dos principais documentos do motorista, entre outras informações (como a necessidade de uso de lentes corretivas), que podem ser utilizadas como documento de identificação no Brasil.

Já com a sua carteira de motorista provisória em mãos, o condutor deverá esperar se passar o período de um ano para poder resgatar a sua CNH definitiva. Porém para obter a mesma, você deverá apresentar os seguintes documentos:

  • Original do cadastro da Pessoa Física (CPF), em perfeito estado;
  • Original da Carteira de identidade, podendo ser Carteira de Trabalho, ou Reservista, em perfeito estado;
  • Original do Comprovante de Residência (contas, faturas ou extratos);
  • Carteira de Habilitação RN Provisória.

Agora que você pôde acompanhar essas valiosas informações sobre a Carteira Nacional de Habilitação do estado do Rio Grande do Norte, não deixe de estar acessando o site do Detran RN ou vá de maneira presencial à sede do órgão para poder se informar ainda mais sobre este importante documento e assim poder tirar o seu. Em caso de maiores dúvidas, deixe um comentário logo abaixo para que possamos ajudá-los.

Mulheres solteiras tem direito ao Bolsa Família? Entenda

O Bolsa Família é um programa de transferência de renda muito importante para os núcleos familiares de baixa renda no país. Assim como todos os programas sociais, para receber o auxílio do Bolsa Família é necessário preencher alguns requisitos básicos. Estes requisitos acabam levantando muitas dúvidas, por exemplo, você sabe se mulheres solteiras tem direito ao auxílio do programa? Entenda mais a seguir:

Como funciona o Bolsa Família?

Como você já sabe, o Bolsa Família é um programa de transferência de renda que é administrado pelo Governo Federal. O maior intuito do programa é modificar o cenário de pobreza no país.

O programa funciona beneficiando com um valor base mensal, que pode ser alterado de acordo com o acréscimo de crianças e jovens dependentes cadastrados.

Este valor deve ser direcionado ao cumprimento das necessidades básicas da família como alimentação, vestimenta, transporte, saúde, entre outros.

Mulheres solteiras podem receber o auxílio?

Para receber o auxílio do programa é preciso que as famílias cadastradas preencham alguns requisitos. O Bolsa Família se divide em duas categorias, a de pobreza extrema e a de pobreza.

Quem quer se cadastrar para receber o suporte financeiro como a primeira categoria deve possuir um valor individual equivalente a R$ 85,00. Para a segunda categoria, é necessário que a renda mensal por pessoa esteja ente R$ 85,01 e R$ 170,00.

Vale lembrar que o valor da bolsa sofre influência direta do salário mínimo e com o reajuste passando de R$ 954,00 para R$ 998,00 mudanças podem ocorrer para quem vai receber de acordo com o calendário Bolsa Família 2024.

Mas e as mulheres solteiras, têm direito a receber o auxílio ou não? A média de faixa de renda por pessoa é o principal requisito do programa, portanto, mulheres solteiras e casadas, com ou sem filho, podem ter direito ao suporte do Governo se estiverem de acordo com a exigência socioeconômica.

Como se inscrever no programa?

Se você está de acordo com as exigências e quer receber o suporte financeiro do Bolsa Família, é preciso realizar o seu cadastro no Bolsa Família 2024.

Este tipo de cadastro irá exigir registro da família no Cadúnico, por isso, é importante que o responsável pela família leva a sua documentação pessoal e a de seus dependentes a um órgão responsável pelo programa na sua cidade.

Geralmente, este órgão é o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), portanto, quanto antes você procurar a instituição melhor. Vale lembrar que será marcada uma visita com uma assistente social do programa.

É Possível Fazer a Renegociação de Dívida do FIES

Não sabe como fazer a renegociação fies 2024? Então saiba que está no lugar certo para aprender como funciona este procedimento, pois aqui reunimos todas as informações sobre abaixo, confira mais detalhes sobre a renegociação Fies 2024!

Renegociação Fies 2024

Sabemos que o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa no qual os estudantes tem a oportunidade de financiarem seus estudos em instituições privadas do ensino superior. Porém, sabemos também que o pagamento das parcelas desse financiamento começa a ser pagas após a conclusão do curso.

Ou seja, após o término do curso o beneficiário deve quitar sua dívida com o governo, uma vez que esse financiamento funciona como um empréstimo e possui taxas de juros aplicadas anualmente.

O estudante deve começar a pagar sua dívida após 18 meses à conclusão do curso. Porém, pode acontecer do mesmo não conseguir custear com as prestações do financiamento, e é ai que a renegociação Fies 2024 entra.

✓ Veja ainda sobre o prazo de pagamento do boleto FIES? Veja aqui!

O mesmo conta com o direito de uma reavaliação da dívida. Dessa maneira, é possível propor uma nova forma de pagamento, com parcelas mais acessíveis e maior prazo de quitação.

Abaixo, confira mais informações sobre!

Como funciona a renegociação Fies 2024?

Aqueles estudantes que assinaram contrato com o Fundo de Financiamento Estudantil a partir de 14 de janeiro de 2010 tem o direito de solicitar a renegociação Fies 2024. Ou seja, ele tem o direito de renegociar o prazo para a quitação das suas dívidas.

O prazo para estender a amortização poderá ser até 3 vezes o período de utilização do financiamento, acrescido de mais 12 meses.

Além disso, só é possível pedir o alongamento do prazo, estudantes com parcelas acima de R$ 100,00. Se por ventura, tais parcelas fiquem abaixo desse valor, o prazo será reduzido até que esse montante seja atingido.

Obs: Se por acaso o estudante tiver com algumas parcelas atrasadas, ele também poderá solicitar a renegociação Fies 2024!

Saiba como solicitar a renegociação Fies 2024

Assim como a maioria dos procedimentos realizados com o Fies, para solicitar a renegociação Fies 2024 não é diferente. Você terá que ter acesso a internet, pois o processo é feito através do site SisFies.

Nesta página, o estudante também poderá consultar o prazo da amortização e simular o valor que deverá ser pago nas novas prestações do financiamento.

Siga as instruções a seguir para realizar a renegociação Fies 2024:

  • Acesse o site SisFies Aluno ➜ Clicando aqui. Informe os dados cadastrais solicitados;
  • Feito isso, será enviado uma mensagem para seu e-mail onde vai ser possível verificar todas as informações do financiamento, como a quantidade de parcelas a serem pagas e valor das prestações atrasadas (se houver);
  • Escolha a melhor forma de pagamento e clique em “gravar”.

Para formalizar o pedido de renegociação, o site irá disponibilizar para impressão os documentos exigidos pelo banco. São eles:

  • Documento de Regularidade para Alongamento de Amortização;
  • Declaração de Desistência ou Inexistência de Ação Judicial.

Ambos os documentos mencionados acima, devem estar devidamente assinados.

Além dos documentos listados anteriormente, o estudante deverá comparecer a sua agência bancária com os documentos pessoais do beneficiário e do fiador que serão mencionados a seguir:

  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Comprovante de residência (estudante e fiador);
  • Comprovante de renda do fiador.

Compareça ao banco responsável pelo financiamento somente após concluir todas as etapas e munido de todos os documentos necessários. A presença do fiador no momento da renegociação é obrigatória.

Importância de realizar o ensino fundamental e médio

Os alunos entre 14 e 18 anos, de baixa renda e cursando o primeiro ano do ensino médio em escolas públicas podem se inscrever no Access – programa de bolsas de estudos e intercâmbio para os Estados Unidos – até o dia 8 de julho. O curso é oferecido pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil em parceria com cursos de inglês em várias partes do país.

Sabe-se o quanto é importante realizar o ensino fundamental e médio e cursar um curso de nível superior, por isso, se você possui mais de 15 anos poderá realizar a prova do Encceja direcionada ao ensino fundamental e mais de 18 anos para o nível médio.

Realize a inscrição Encceja através do site do programa, informe todos os dados de forma correta e siga os requisitos exigidos daqueles que realizarão o exame.

O projeto será disponibilizado em várias cidades, como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Juiz de Fora- MG, Franca- SP, Brasília, Salvador, Recife, Belém e Manaus. Em 2016, o Access teve mais de 18 mil inscrições no Brasil. O curso tem 360 horas de duração, determinadas e distribuídas de acordo com cada uma das instituições parceiras.

O Access é um programa, criado em 2008, que foi implementado inicialmente em Recife e em São Paulo. Desde então, entre o ano em que foi iniciado até hoje, o projeto já ofereceu mais de 2,3 mil bolsas de estudos para alunos de todo o País.

Para se inscrever, é fundamental que os alunos tenham um bom rendimento escolar, disponibilidade para frequentar os dois anos de curso e comprovem frequência. Os aprovados no projeto têm direito a transporte e a material didático gratuitos. Os estudantes que se destacarem durante o período de estudos no projeto têm a chance de participar do programa Jovens Embaixadores, no qual ficam nos Estados Unidos por três semanas, em intercâmbio.

WordPress Theme: blogeasy by ThemesPoint.